Educação


Convocados mais de 62,2 mil candidatos em segunda chamada



Está liberado para consulta pela internet o resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Foram convocados 62.285 candidatos, que têm a segunda-feira, 30, e a terça, 31, para providenciar a matrícula na instituição de ensino na qual foram aprovados.

Os candidatos não selecionados em nenhuma das duas opções nas chamadas regulares ou que tenham sido selecionados pela segunda opção, mas pretendem continuar concorrendo pela primeira, podem aderir à lista de espera. A participação na lista deve ser confirmada on-line, no sistema. O estudante concorrerá à vaga apenas pela primeira opção.

O prazo de adesão, a partir desta quinta-feira, 26, vai até 1º de fevereiro.

A consulta ao resultado da segunda convocação deve ser feita na página do Sisu na internet. A documentação necessária para a matrícula consta do boletim de acompanhamento do estudante, disponível na mesma página e também nas instituições de ensino participantes do sistema. 

Assessoria de Comunicação Social

Câmara rejeita projeto que permitia ensino em casa

Da Agência Câmara de Notícias

A Comissão de Educação e Cultura rejeitou na quarta-feira (19) o Projeto de Lei 3518/08, do deputado Henrique Afonso (PV-AC) e do ex-deputado Miguel Martini, que estabelecia as condições para que fosse autorizado o ensino domiciliar no Brasil.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será arquivada, a menos que haja recurso para que seja apreciada pelo Plenário.
O relator da proposta, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), disse que as experiências de educação domiciliar existentes no País desrespeitam a Constituição, o Código Penal, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que preveem a matrícula das crianças e adolescentes nos estabelecimentos de ensino da rede formal de educação.
“Esta é a posição do Ministério Público, que, em Minas Gerais, pronunciou-se contra um casal residente na cidade de Timóteo, localizada a cerca de 200 quilômetros da capital mineira, que educava os filhos em casa”, afirmou.
Maranhão ainda lembrou que as funções da escola não se resumem ao ensino e que a socialização da criança e do jovem, no convívio escolar, tem papel importante em suas vidas.

Dilma anuncia hoje Universidade do Cariri

Dilma anuncia hoje Universidade do Cariri
Campus da UFC em Juazeiro do Norte. Após instalação, sede passa por ampliação para novos cursos FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
Juazeiro do Norte é a cidade mais cotada para sediar a Universidade Federal do Cariri, a ser anunciada hoje
O anúncio de criação da Universidade Federal do Cariri deve acontecer às 11 horas de hoje, no Palácio do Planalto, pela presidente Dilma Rousseff. Municípios da região já tentam se antecipar e se projetam para ser a nova sede da universidade. O local mais provável deve ser Juazeiro do Norte. A cidade já possui dez dos 11 cursos na Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Cariri. A ideia a ser lançada é que esses cursos sirvam de base para a nova universidade. Quanto aos Estados que receberão as escolas técnicas, o ministro da Educação, Fernando Haddad, deixou para que a presidente anunciasse somente hoje. Também será criado um novo campus da UFC no Ceará. A disputa fica entre as cidades de Limoeiro do Norte e Russas. Comissão técnica
O reitor da UFC, Jesualdo Farias, estará presente na solenidade e deverá estar à frente da comissão técnica que será criada para a implantação da nova universidade. Ele disse que, em seguida, se reunirá com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para autorizar a criação da comissão. Segundo o reitor, a equipe será formada por professores experientes da própria UFC e também um integrante da região, que tenha conhecimento técnico do assunto.

Jesualdo Farias diz que o projeto de implantação de novas universidades no Brasil foi feito a partir e um levantamento em relação à demanda por habitantes. Os Estados que se encontravam em pior situação no Brasil eram o Ceará, que será beneficiado com uma universidade, a Bahia, que será ofertada com duas federais, e o Pará, com mais uma. Serão quatro instituições anunciadas, além dos institutos federais.

Quando o deputado federal Ariosto Holanda afirmou no twitter que o Ministério da Educação anunciaria em breve o nome de Russas como a cidade jaguaribana escolhida, seguiu-se uma corrida nos bastidores políticos em Limoeiro do Norte. Isso porque a cidade disputa com Russas a sede do Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC). Aracati também estava na briga, mas sem a mesma mobilização que os outros dois Municípios. Os blogs Diário Vale do Jaguaribe e Diário Cariri, deste jornal na internet, foram os primeiros a dar a informação sobre o anúncio não-oficial de Russas e também da criação da Universidade Federal do Cariri.

O presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Lindberg Gonçalvez (natural de Russas), estaria por trás da articulação para a vinda da UFC. O prefeito de Russas, Raimundo Cordeiro, está assegurando que haja contrapartida suficiente para a instalação do campus. A maior delas é ceder toda a infraestrutura do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Russas para que aconteçam as aulas até a construção da sede própria do campus. A expectativa é de que pelo menos quatro cursos sejam iniciados o mais breve possível.

Critérios
O advogado Charles Lourenço, membro da comissão pró-campus em Limoeiro, ameaçou entrar com uma ação no Ministério Público pedindo que a Reitoria da Universidade esclareça que critérios são utilizados na escolha da cidade-sede. Em um movimento tardio, Limoeiro acionou seus articuladores políticos em Brasília. Porém, segundo uma fonte ligada ao Ministério da Educação, "dificilmente" Russas deixaria de ser a cidade escolhida e anunciada hoje pelo Governo Federal.

O Blog Diário Vale do Jaguaribe recebeu dezenas de comentários de limoeirenses e russanos opinando sobre quem merece o campus. Entre os russanos predominou a defesa sobre a localização geográfica para atender o Vale do Jaguaribe.


Fique por dentro
Polo universitário
Atualmente, a cidade de Juazeiro ocupa a primeira posição em número de cursos universitários no interior do Estado. São mais de 50, incluindo um pool de universidades criadas na última década, mais as universidades públicas, como a Universidade Regional do Cariri (Urca), que tem dois campi na cidade, além das Faculdades Leão Sampaio, com 12 cursos, Faculdade de Medicina de Juazeiro (FMJ), da Estácio de Sá, Faculdades de Juazeiro do Norte, Faculdade Objetivo, Faculdades Paraíso, dentre outras instituições que a cada dia aporta, na cidade.


Elizângela Santos
Repórter


Educação muda a vida dos detentos do Ceará

"Cheguei aqui sem saber escrever o meu nome. Eu era moradora de rua e viciada em crack. Na vida, não tive chances de sentar em um banco de escola. Ontem, depois de um ano cursando a alfabetização, eu escrevi a minha primeira carta. Meus filhos agora vão conhecer a minha letra", conta, emocionada, a detenta Maria Rosilene de Lima, 30 anos, que há um ano e seis meses está reclusa no Instituto Penal Feminino Desembargador Auri Moura Costa, no município de Itaitinga.

Condenada a oito anos de detenção por assalto a mão armada, mãe de três filhos que, atualmente, moram com o pai, o qual nunca deixou as crianças visitá-la na penitenciária, ela diz que o seu maior sonho era poder escrever com o próprio punho uma carta para os filhos. "A educação é tudo na vida de uma pessoa. Quando venho para a escola, me sinto livre. Hoje, não preciso mais me humilhar, pedindo a alguém para escrever por mim", destaca Rosilene.

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Cultura Luiz Flávio Gomes a partir de dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) de Dezembro de 2010, o Ceará é o segundo Estado do Brasil em números percentuais de detentos estudando.

De acordo com a pesquisa, havia, até o fim do ano passado, 15.201 presidiários. Deste total, 15,6%, ou seja, 2.523 presos estudam. Em primeiro lugar no levantamento, está Pernambuco, pois, de um total de 23.925 presos, 16,5% estudam.

Em termos percentuais, os Estados ficam à frente de São Paulo, com 8,8%, Rio de Janeiro, com a mesma porcentagem, e Paraná, com 8,7%.

Mas, apesar do Ceará estar em uma boa classificação, muitas lacunas ainda devem ser preenchidas. No último dia 3 de outubro, iniciou o prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para presos ou jovens que cumprem medidas socioeducativas com privação de liberdade.

Porém, a inscrições, que vão até o dia 17 de outubro, não devem apresentar uma lista extensa de candidatos, já que, segundo dados da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), atualmente, no Estado, dos 16. 222 detentos, 2.405 estudam, ou seja 14,8%. Contudo, apenas 224 estão no Ensino Médio, e não há informações de quantos estão aptos a realizar o teste. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa do órgão, apenas um detento no Ceará realizou o Enem no ano passado.

Nas 14 unidades do Estado que mantêm jovens de 12 a 18 anos cumprindo medidas socioeducativas, a realidade não é muito diferente. Dos 961 adolescentes que estudam, 200 estariam aptos por idade a fazer o teste, porém, apenas 25 têm nível educacional para prestar o exame. No entanto, não se sabe quantos irão fazer.

Na visita feita pela equipe do Diário do Nordeste ao presídio Auri Moura Costa, encontramos apenas duas detentas que vão fazer o Enem.

Sonhos

Uma delas é Meirilene Lima de Sousa, 30 anos. Há dois anos e seis meses, ela foi presa por assalto a mão armada e formação de quadrilha. Com o perfil diferente das maioria das presas que chegam nas unidades prisionais - que não sabem ler nem escrever, ou cursaram no máximo até o ensino fundamental -, Meirilene já havia concluído o Ensino Médio aos 18 anos. Mas, devido a uma gravidez precoce, ela conta que não pôde dar continuidade aos estudos.

"Aqui, tive a oportunidade de entrar novamente em uma escola. A educação é o que me conforta. Pretendo passar no Enem e, futuramente, cursar a faculdade de administração de empresas. Quero ser alguém, mudar de verdade", planeja.

Fote: Diário do Nordeste

Universidade Regional do Cariri no CE 

seleciona professores substitutos

São 29 vagas para nove áreas, com carga horária de 40 horas semanais.
Inscrições para seleção vão até quinta-feira (13).



A Universidade Regional do Cariri (Urca) abriu inscrições para seleção de professores substitutos. A assessoria da instituição informa que os interessados podem se inscrever até a próxima quinta-feira (13), de 9h ao meio-dia e das 14h às 17h, no Campus do Pimenta, no município do Crato, sul do Ceará.



Poderão se inscrever os brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros com visto permanente, portadores de diploma de curso de nível superior. A taxa de inscrição é de R$ 100. São 29 vagas distribuídas entre as áreas de ciências biológicas, enfermagem, química, construção civil, física, ciências sociais, história, ciências econômicas e direito. Os cargos previstos são para 40 horas semanais.


São necessários os documentos:
1)Comprovante do pagamento da taxa de inscrição;
2)Cópia autenticada do diploma de graduação em curso superior e respectivo histórico escolar;
3)Currículo, relacionando os títulos obtidos e os trabalhos publicados pelo candidato, com cópias comprobatórias;
4)Cópia autenticada do documento de identidade;
5)Cópia autenticada do CPF;
6)Cópia autenticada do título de eleitor, para os brasileiros; e
7)Cópia autenticada do documento de quitação com o serviço militar, para os homens.


Mais informações, pelo site da Urca ou pelo telefone (88) 3102-1244
Local de inscrição: Campus do Pimenta, Rua Coronel Antônio Luiz, 1161, Bairro Pimenta, Crato.
Fonte: G1



51 mil já se inscreveram

PREPARE-SE PARA O ENEM!